Como o RCS vai mudar a maneira como as empresas se comunicam

00187-1-172x300 Como o RCS vai mudar a maneira como as empresas se comunicam

Antes de falar sobre RCS, você sabia que primeira mensagem de SMS, foi enviada no dia 03 de dezembro de 1992, por um engenheiro da Vodafone. Dizia “Feliz Natal”. Um texto tão simples abriu espaço para uma revolução num mercado que estava apenas começando.

Depois de 25 anos, uma nova revolução está batendo na nossa porta, ou melhor, no nosso inbox do celular. E diferente do que aconteceu no passado, essa nova tecnologia, o RCS Business Messaging, chega cheio de recursos, com potencial para transformar o mundo da mensageria em escala global.

A tecnologia RCS conta com implementação global (GSMA) e tem suporte de empresas como Google, Vivo, Claro e OI, entre outras. Segundo a multinacional de pesquisa Juniper Research, o mercado mundial de RCS vai crescer 7.000% nos próximos 5 anos. Atualmente, as operadoras de telecomunicações faturam US$ 126 milhões ao ano com a tecnologia. O valor deve saltar para US$ 9 bilhões em 2022.

O novo padrão de envio de mensagens contempla inúmeras novas possibilidades que vão transformar a maneira como a sua empresa se comunica com seus clientes. Diferente dos aplicativos de envio de mensagem atuais, como o Messenger e o WhatsApp, o RCS é uma tecnologia aberta e nativa do aparelho móvel com sistema operacional Android. Portanto, além de já vir instalado no aparelho, são muitas as características que farão a escalabilidade dessa tecnologia ser assombrosa.

Saiba quais são as principais:

Saber o status dos outros usuários:

O engajamento do público em geral virá também das novas features que hoje já fazem parte de outros IM, como ver se o outro usuário está online, se está digitando, criar grupos de pessoas.

Vídeo, gif e imagem em alta resolução:

Muito além do que existe atualmente, vídeos, gifs e imagens podem ser embarcados no protocolo em alta definição, atendendo às necessidades. 

Branding: cor, imagem, fonte e logo:

As mensagens enviadas podem ser customizadas com seu logotipo, suas cores e fontes em alta definição. Fica fácil para o cliente identificar a mensagem, o que a torna mais eficaz.

 

Comprar e vender em termpo real:

Ofertas de produtos e serviços podem ser embarcadas na tecnologia RCS, chegam diretamente no aparelho do usuário, que pode fazer a compra ou venda em poucos cliques dentro da plataforma.

Comprar passagens, fazer check-ins:

00187-1-172x300 Como o RCS vai mudar a maneira como as empresas se comunicam

Empresas áreas e de transporte em geral podem ofertar, realizar a venda de bilhetes e reservas de assentos e inclusive fazer check in em tempo real usando a tecnologia RCS.

Traçar rotas e visualizar mapas:

Empresas que usam geolocalização, serviços de mapas e definição de rotas são suportadas pela plataforma, criando facilidades e novas possibilidades dentro do próprio ambiente RCS.

Fazer reserva em hotéis e shows:

As redes hoteleiras e empresas de venda de ingresso vão poder usar a tecnologia para seus clientes reservarem quartos e comprarem tickets para eventos e espetáculos.

Ou seja, com todos esses recursos, o engajamento dos usuários tende a aumentar e como todos os players envolvidos na ação global são gigantes do mundo da tecnologia, como a plataforma conta com fonte aberta, o que traz inúmeras possibilidades de customização, é praticamente certeiro que o RCS não só veio para ficar, mas para chacoalhar e transformar o mundo da mensageria como nós conhecemos hoje.

Nós, da Dendron, somos especialistas em tecnologia, e estamos à sua disposição para atender às suas necessidades, de acordo com o seu perfil de negócios.

 

Os comentários estão encerrados.