Segundo o mais recente relatório da Juniper Research, divulgado no último mês de outubro, a economia gerada pela adoção de chatbots na área da saúde pode chegar a US$ 3,6 até 2022. Até o final de 2017, a expectativa é que US$ 2,8 milhões já sejam poupados.
A partir da interação com chatbots de inteligência artificial, os pacientes terão um acesso mais prático aos cuidados e às informações, melhorando o atendimento ao cliente e evitando o excesso de trabalho dos SACs, o que garante uma interação ainda mais eficiente.
A pesquisa, intitulada Digital Health: Vendor Analysis, Emerging Technologies & Market Previsions 2017-2022, apontou que, apesar das investidas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, por exemplo, a implantação dos chatbots promete ser mais forte no Extremo Oriente, principalmente na China. Estima-se que mais da metade da economia gerada por esses softwares será proveniente dessa região.
O levantamento também revela que, quando usados para a triagem de pacientes, os chatbots resultam em um impacto considerável na eficiência do setor de saúde, já que conseguem suprir a alta demanda de pacientes.
Aqui no Brasil, os benefícios da adoção de chatbot nos setores da saúde já são uma realidade. Desde março de 2016, a Unimed Fesp investiu em um assistente virtual para melhorar a central de comunicação com o cliente: a Sara, nome que o bot recebeu.
Antes da implantação, a taxa de abandono das ligações, de clientes insatisfeitos e que não tiveram seus problemas resolvidos, era de 37,4%. Depois de apostar no chatbot, ainda em julho de 2016, essa porcentagem caiu para 4,4%. Hoje, mais de um ano depois do investimento, esse índice varia entre 1 e 2%.
De todas as ligações recebidas pelo SAC, o chatbot atende 88% e consegue resolver 61,8% delas. Apenas em alguns poucos casos, quando o bot não soluciona o problema do cliente, a ligação é transferida para um atendente humano. Essa ação, além de diminuir os custos de produtividade, também permite que o trabalho da equipe de SAC seja mais valorizado, redirecionando os profissionais para atividades que exigem mais atenção e preparo.
Dentre as funções do chatbot, as principais são tarefas repetitivas e que podem facilmente ser automatizadas, como informações sobre os médicos, planos de saúde, coberturas de exames ou solicitação de 2ª via de boletos.
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