Buscar soluções inovadoras para seus clientes faz parte do escopo de qualquer empreendimento que queira ser bem-sucedido. Entre as inovações mais assertivas, estão os chatbots cognitivos, que possuem inteligência artificial e conseguem lidar com problemas de usuários sem a necessidade de intervenção humana.
São muitos os motivos para a utilização de um chatbot, sendo um de seus pontos mais interessantes sua capacidade de diminuir os custos de quem conta com esse serviço. Confira os processos diretamente impactados com um bot de inteligência artificial à disposição da empresa.
Como o chatbot consegue atender diversos clientes ao mesmo tempo, o custo por atendimento cai drasticamente quando comparado a uma operação com uma equipe de profissionais.
Um dos trabalhos mais comuns e delicados em empresas que efetuam vendas é a realização de envio de boletos e/ou cobranças. Essa tarefa é cumprida com bastante rapidez e assertividade por um chatbot, sem burocracia para o cliente. Além de a operação ser rápida, a empresa contratante ainda economiza no envio de papéis e equipes especializadas para esse tipo de demanda.
Dificilmente, um chatbot com inteligência artificial vai cometer erros. Esse fato diminui diversos momentos de retrabalho, que despenderia tempo e, consequentemente, dinheiro da empresa.
O custo de manter profissionais trabalhando fora do horário comercial pode ficar bem alto, de acordo com a quantidade de colaboradores. O chatbot atende o cliente com eficiência no momento em que o consumidor realmente precisa. 24 horas por dia, 7 dias na semana.
Os chatbots evitam o gasto desnecessário com a instalação de muitos aplicativos para atendimento, uma vez que funcionam bem nas plataformas já existentes e bastante utilizadas, como Skype, Messenger, entre outras.
Todas as afirmações acima só são verdadeiras se estivermos falando de um chatbot com inteligência artificial de verdade. Não adianta contar com chatbot comum, que não vai atender bem o cliente e gerar frustração, retrabalho e gastos, além de arranhar o nome da marca e prejudicar a fidelização.
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