Um consumidor jamais pode sair de um diálogo com uma empresa com a sensação de que recebeu um atendimento insatisfatório. Ele não esquecerá essa experiência negativa e irá repassar a diversas outras pessoas, que evitarão tal empresa. Por esse motivo, o atendimento não pode ser um trabalho de rotina, transformando o cliente em um número e o deixando sem todos os cuidados necessários .
Na verdade, a ideia de um bom atendimento é justamente o contrário: oferecer atendimento personalizado para atender com eficiência a necessidade do consumidor e fazê-lo se sentir importante.
A tecnologia existe para ser utilizada, portanto não é preciso ter medo de inovar e oferecer a seu cliente um atendimento diferenciado. Entre os principais produtos para esse fim, se destacam o Supernova Direto e o Supernova Cognitivo, ambos desenvolvidos pela Dendron. O primeiro possibilita que o cliente entre em contato com o atendimento da empresa via Wi-Fi, 4G ou 3G, com segurança, baixo consumo de dados, facilidade e, principalmente, sem interrupções. Já o segundo, é um chatbot cognitivo, que interpreta e resolve problemas de clientes, sem a necessidade da interferência humana.
Para oferecer um atendimento diferenciado e otimizar a experiência do cliente, deve se atentar a sua necessidade. Qual o seu real problema? Quanto mais esforço houver para atender a essas necessidades, melhor é a gestão no atendimento. Para conhecer quais são esses pontos, é possível analisar o resultado da experiência de outros clientes, traçar um perfil para o público e também fazer pesquisas diretas a fim de entender o que clientes desejam.
Uma empresa precisa ter sua identidade também na hora de se relacionar com os clientes. Esse padrão faz com que os clientes se identifiquem com a marca e melhore a taxa de fidelização.
Um padrão de comunicação é um desafio ainda maior quando falamos em grandes corporações. De qualquer maneira, é fundamental que o cliente se identifique com o padrão de atendimento, independente de qual local ele está efetuando a compra.
É praticamente senso comum que o cliente deve ser tratado com educação e respeito. No entanto, algumas empresas ainda derrapam nesse quesito. Educação e respeito não significa apenas não apelar para grosseria, mas ser sempre muito atencioso e cordial para que as expectativas do cliente sejam sempre superadas, independentemente da situação do diálogo. É necessário sempre se colocar no lugar do consumidor para entendê-lo e atendê-lo da melhor maneira possível, e educação é primordial.
O pós-venda é um dos principais responsáveis para que um cliente volte a comprar em sua empresa, ou seja, uma venda nunca termina. Sempre pense em uma venda como o começo da próxima.
Procure identificar todos os seus clientes e seu perfil de compra. Algumas grandes redes de lojas utilizam sistemas que avaliam o perfil de compra de cada consumidor, identificando padrões de consumo para fazer ofertas exclusivas e direcionadas.
Esse tipo de comunicação faz o consumidor se identificar ainda mais com a empresa, aumentando as chances de uma nova compra.
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