Entre as características que tornam o setor de Recursos Humanos ainda mais eficiente dentro de uma empresa, está a capacidade de ser ágil ao mesmo tempo em que se mantém acessível aos colaboradores e a par de possíveis problemas do dia a dia. Nesse panorama, o uso de chatbot se revela uma solução inovadora e muito prática!
Por ser um software que proporciona a interação das pessoas com empresas por meio de mensagens, são variadas as possibilidades para o seu uso dentro do RH.
Recrutamento
Uma das atividades de maior destaque do setor de Recursos Humanos é o recrutamento e seleção de novos talentos para a empresa. Dependendo do setor das atividades, é comum que processos seletivos sejam frequentes, por isso é necessário contar com as ferramentas mais adequadas para garantir eficiência e assertividade.
Ao anunciar uma vaga e receber as respostas de candidatos interessados na oportunidade, é de suma importância achar meios para encontrar o perfil ideal, que apresente os requisitos técnicos do cargo e também esteja bem integrado com a cultura da empresa.
O uso de chatbot nessa etapa do processo pode deixar a contratação do colaborador ideal mais fácil! Com o chatbot é possível desenvolver os testes mais adequados que irão avaliar as características necessárias de uma forma mais veloz e automatizada. Tudo isso sem perder a capacidade de personalização da ferramenta, para que ela adquira a personalidade e estilo da empresa.
Resposta às dúvidas individuais
É comum que os funcionários tenham dúvida a respeito do período de férias, questões referentes ao ponto, holerite, benefícios, entre outros assuntos que exigem respostas personalizadas. Tudo isso também pode ser respondido por um atendimento automatizado e com muita rapidez. .
Isso permite ao RH ter mais tempo para cuidar de outras questões e, quando a resposta do chatbot não for satisfatória, o funcionário já estará mais esclarecido e com algumas possibilidades já formuladas para a resolução mais adequada.
Um termômetro para a equipe
É possível também utilizar o software para aplicar testes regulares aos colaboradores, assim como verificar se há algum problema que interfere no rendimento e na qualidade de vida dos funcionários. Desta forma, fica ainda mais fácil solucionar problemas que muitas vezes poderiam demorar para chegar até o conhecimento do RH.
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