Como descobrir se o chatbot é realmente cognitivo?

chatbot cognitivo

Otimizar o atendimento é prioridade de qualquer empresa que tenha a intenção de fidelizar seus clientes e de fato resolver seus questionamentos e possíveis problemas. Atualmente, uma das principais maneiras para realizar tal otimização é via chatbots.

Essa tecnologia é capaz de trazer economia em inúmeros aspectos. Ao filtrar quem realmente precisa falar com um atendente, esses profissionais passam a ter mais tempo de seu dia para atuarem onde são mais necessários. Além disso, há a óbvia descomplicação de alguns pedidos simples, esclarecimento de seus produtos, agilidade no atendimento, entre tantos outros benefícios. Com base em tantas melhorias, muitas empresas passaram a contar com chatbots e logo o denominaram como chatbot cognitivo, termo usado de maneira equivocada por grande parte dessas empresas.

Então, qual seria a diferença entre um chatbot cognitivo e um comum?

A resposta pode ser vista na prática pelos próprios clientes das empresas contratantes do serviço. É natural que tanto o chatbot cognitivo quanto o comum iniciem o atendimento com uma saudação, como “bom dia”, “olá”, entre outras possibilidades. Se o cliente responde com um “bom dia”, ambos os chatbots seguem bem seu atendimento, no entanto, basta que o cliente erre uma letra em sua saudação, que o chatbot comum pode se complicar.

Se a chance de erro de um chatbot comum em uma simples saudação já é real, isso é potencializado quando o cliente passa a fazer questionamentos e reclamações. Um consumidor com problema já não está em seu melhor humor, quando percebe que está se comunicando com um robô, que não apenas não resolve seu problema, mas ainda o faz perder tempo e não o leva a um atendente, é muito provável que a marca passe a ser rejeitada por esse cliente.

Esse tipo de problema não acontece com o chatbot com inteligência artificial de verdade. O bot consegue entender o interlocutor, dar a melhor resposta em uma fração de segundos e até mesmo é capaz de oferecer outros produtos ou serviços dentro do mesmo campo semântico do assunto tratado pelo cliente.

Ou seja, a solução mais moderna de atendimento ao cliente pode se tornar um tiro no pé caso não se trate de um chatbot cognitivo. Quer saber mais sobre o que um chatbot cognitivo é capaz de fazer por sua empresa? Clique aqui e fale com nossa equipe de especialistas!

CTA-Especialista Como descobrir se o chatbot é realmente cognitivo?

Dendron
Dendron
Desde 2009 somos focados em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas, que facilitam, simplificam e otimizam processos, potencializando a experiência de atendimento ao cliente.

Os comentários estão encerrados.

Carregando chat...